Enunciados de questões e informações de concursos

As origens da capoeira remontam ao Brasil escravocrata e ao tráfico negreiro africano. O confronto dessas ações e contextos tornou possível o florescimento dessa prática corporal. O negro na condição de escravo nunca se submeteu totalmente à violência do branco, quer seja física ou simbólica, criando suas próprias estratégias de resistência. Evidentemente, a capoeira enfrentou uma série de preconceitos e rejeições até o seu recente reconhecimento como patrimônio histórico nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 

PELEGRINI. T. A contribuição da capoeira para a formação do professor de Educação Física: fundamentos teóricos e possibilidades de intervenção.

Disponível em: www.efdeportes. Acesso em: 2. mar.2012 (fragmentado)

 

Até o seu recente reconhecimento como patrimônio cultural nacional, a trajetória social da Capoeira, como expressão de resistência da população negra no Brasil, foi marcada


Outras questões do mesmo concurso: ENEM / Part (ENEM) / 2014 / Regular


Questões comentadas
Questões sem comentário
1º Dia - Prova Objetiva - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

1º Dia - Prova Objetiva - Ciências Humanas e suas Tecnologias

2º Dia - Prova Objetiva - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

2º Dia - Prova Objetiva - Matemática e suas Tecnologias

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.